Voltar ao topo

Notícias, dicas e informações

Nossa identidade espírita - Conselho Federativo Estadual

Federação Espírita Catarinense

Reconhecida como entidade de utilidade pública estadual – Lei nº 4.961, de 23.11.1973 – Municipal Lei nº 331, de 24.2.1958.

Av Mauro Ramos, 1743- Centro - CEP 88020-302 – Florianópolis - Santa Catarina Caixa Postal 517 -  (0**48) 223-5367 222-6440 (Fax)  - e-mail: fec@fec.org.br


NOSSA IDENTIDADE ESPÍRITA
Aprovada pelo Conselho Federativo Estadual – CEF, em 16 de agosto de 2003

O  CONSELHO FEDERATIVO ESTADUAL DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA CATARINENSE — CFE reconhece que:

NOSSA IDENTIDADE ESPÍRITA ESTÁ CLARAMENTE DEFINIDA POR ALLAN KARDEC NA 1ª PÁGINA DA INTRODUÇÃO DE “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”:

  • “Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras”.
  • “a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisivel”.
  • “Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas”.
  • “Como especialidade, O Livro dos Espíritos contém a Doutrina Espírita; como generalidade, prende-se à doutrina espiritualista, uma de cujas fases apresenta”.

NO TERCEIRO PARÁGRAFO DO ITEM II DA INTRODUÇÃO DE “O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO’’ CONSTA:

  • “O Espiritismo não tem nacionalidade e não faz parte de nenhum culto existente; nenhuma classe social o impõe... Cumpre seja assim, para que ele possa conduzir todos os homens à fraternidade. Se não se mantivesse em terreno neutro, alimentaria as dissenções, em vez de apaziguá-las”.

NA “DIRETRIZ DOUTRINÁRIA DA FEC”, APROVADA POR ESTE CFE EM 26 DE AGOSTO DE 2000, CONSTA:

  • “O Espiritismo tem como princípio o respeito a todas as crenças, porém não se vincula às práticas por elas exercidas’,

Assim conclui-se que:

Espiritismo - é o corpo de doutrina organizado por Alan Kardec.

Espírita - é o adepto do Espiritismo, aquele que aceita a doutrina integralmente, concorda com os seus princípios e se submete à moral que deles decorre.


Há pessoas que são médiuns, colaboram em sessões mediúnicas, apreciam as comunicações, mas não concordam com a reencarnação ou outro ponto básico do Espiritismo. Essas pessoas não são espíritas.

Sistemas e/ou movimentos tais como apometrismo, ubaldismo, ramatismo, roustainguismo, africanismo, laicismo (espiritismo sem religião), CEPA e outros movimentos divergentes sejam assim considerados não espíritas por este CFE.
 

Florianópolis. 16 de agosto de 2003

 

CONSELHO FEDERATIVO ESTADUAL DA FEDERAÇÃO ESPIRITA CATARINENSE

Pergunta: “Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal?”

Resposta: Não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem.”

Allan Kardec em “O Livro dos Espíritos”, 80ª edição, FEB, pergunta 642, pág. 313