Voltar ao topo

95 ANOS DO CENTRO ESPÍRITA LUZ E CARIDADE


95 ANOS DO CENTRO ESPÍRITA LUZ E CARIDADE – CELC

 

 

Fundado no dia 06 de junho de 1927 como ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA LUZ E CARIDADE, o CENTRO ESPÍRITA LUZ E CARIDADE, tem sua sede na Rua Lauro Linhares, 1.170, no Bairro Trindade, em Florianópolis - SC, sendo uma organização religiosa, “com personalidade jurídica e objetivos filantrópicos, beneficentes, educacionais, religiosos e de recuperação física e espiritual do homem, pelo estudo e prática do Espiritismo Cristão”.

 

Registros da Federação Espírita Catarinense o identificam como o terceiro Centro Espírita mais antigo de Florianópolis e o sétimo mais antigo do Estado de Santa Catarina.

 

Por ocasião de seu nonagésimo quinto natalício, é justo se homenagear seus fundadores: Torquato Antônio Calvet, Antônio Sebastião Ferreira, Mariel Alexandre de Souza, Maria do Carmo Ferreira, José Ferreira Marques, José de Paulo Mafra, Athanásio da Rocha Linhares e Theodoro Vieira. Também são dignos de tributo especial os doadores da Sede da nossa instituição JOSÉ FERREIRA MARQUES e sua mulher JÚLIA MARIA FERREIRA, cuja doação foi recebida pelo então Presidente, MARIEL ALEXANDRE DE SOUZA.

 

Da mesma forma, justo se emprestar gratidão a todos os trabalhadores do CELC, de todos os tempos, pela dedicação e desprendimento, para a consecução dos objetivos institucionais e doutrinários a que se propõe esta Casa, o que se faz através de Frederico Platt, que exerceu a Presidência do CELC por mais de trinta anos – o qual recebera, da Federação Espírita Catarinense, as chaves da Casa que estava fechada, com a missão de reabri-la e reacendê-la como instrumento doutrinário da ex-Freguesia da Santíssima Trindade, o que fez com desvelo.

 

Agradecimento especial a Deus, Pai de infinito Amor, que nos deu oportunidade, nesta etapa de vida, as bençãos da Doutrina dos Espíritos; a Jesus, nosso Mestre, Modelo e Guia, que nos legou a Luz do Evangelho e no-lo exemplificou; a Allan Kardec, que executou tão magistralmente a missão de codificar os Ensinos trazidos pelos Espíritos de Luz, e, igualmente, aos Mentores Espirituais desta Seara, Benedito Camargo, Frederico José Rolla e Maria Júlia, Dirigentes Maiores desta Instituição.

 

A todos os frequentadores desta Casa, que aqui possam encontrar e aprender a Luz do conhecimento, como a Caridade que é o Amor em ação!

 

Florianópolis, 06 de junho de 2022.

 

 

A Diretoria.